Processo

Processo de pintura Linea Color

Para iniciarmos o processo de pintura eletrostática e darmos garantias conforme normas de mercado, é fundamental que o alumínio passe por uma linha de pré-tratamento. Este processo garante a remoção de impurezas e uma primeira camada de proteção, fundamental para a aderência da tinta.

O processo de pré-tratamento é feito por imersão e possui 04 estapas:

  • Desengraxe: É efetuado para limpar os produtos de alumínio removendo gorduras, óleos e outros resíduos aderentes ao metal, utilizando-se uma solução aquosa levemente alcalina, o qual deve, também, remover filmes de óxidos da superfície, juntamente com esses contaminantes.
  • Lavagens: São necessárias lavagens intermediárias que irão retirar das peças as impurezas da etapa anterior.
  • Conversão: O Conversor utilizado no Pré-tratamento de Pintura é um processo líquido a base de sais de Titânio e Cobalto, onde aplicado por imersão fornece ao substrato uma excelente proteção contra a corrosão, permitindo uma forte adesão da camada de tinta aplicada.
  • Secagem: No interior de uma estufa, o material é seco através de corrente de ar aquecida. Após totalmente secos, os perfis são transportados ao setor de pintura.

Um sistema de transportador desloca o perfil após a secagem para uma cabine de pintura, aonde a tinta a base de poliéster é aplicada sobre a superfície do perfil. Assim que pintado, o material passa por uma estufa de cura com uma temperatura fixada de 200° a 210°, onde a tinta polimeriza sobre a superfície do alumínio definitivamente.

A embalagem dos perfis é feita de forma a garantir a proteção do material contra atritos e pequenos choques. Sendo envolvidos por plástico finalizando este processo.

Qualidade e Garantia

Atendendo às necessidades do mercado, a Linea Color seguindo normatização técnica ASTM/ABN, realiza análises químicas e físico-químicas para controle de qualidade de todo processo, além de monitoramento ambiental. Destaca-se abaixo os processos realizados.

  1. Análise e controle por turno da concentração dos banhos químicos;
  2. Inspeção visual de cada peça comparada com amostras-padrão de cores da empresa;
  3. Medição da camada de pintura;
  4. Teste de aderência (grade);
  5. Teste de Impacto;
  6. Teste de aderência úmida (panela de pressão);
  7. Teste de Cura.

Testes de conformidade especificados na norma ABNT NBR 14125

Teste

Parâmetros

Inspeção Visual

Ausência de manchas, rugosidades, escoamentos, bolhas, inclusões, inchaços, cortes ou outros defeitos.

Espessura do Revestimento Orgânico - Tinta em Pó

Conforme ABNT NBR 12610

Revestimento Classe 1: Espessura mínima de 60 µm; 

Revestimento Classe 2: Espessura mínima de 60 µm.

Determinação da Aderência

Método de Corte em Grade

Conforme ABNT NBR 14622

Não apresentar desplacamento da tinta após realização de cortes perpendiculares entre si com distanciamento entre gumes de 1 mm e 2 mm respectivamente.

Determinação da Aderência Úmida de Revestimentos

Método da Panela de Pressão

Conforme ABNT NBR 14682

Não apresentar desplacamento da tinta após efetuações de cortes perpendiculares entre si com distanciamento entre gumes de 1 mm e 2 mm respectivamente em corpo de prova em cozimento por 1:20h na panela de pressão e não apresentar quaisquer sinais de destacamento na seqüência do ensaio com a fita adesiva.

Resistência ao Impacto

Conforme ABNT NBR 14127

 O corpo de prova deve ser aprovado somente se estiver isento de trincas, fissuras e/ou desplacamento da tinta.

Polimerização da Tinta - Cura

Conforme ASTM D 4752 

Teste de MIC – Metilisobutilcetona, o corpo de prova deve permanecer intacto (sem qualquer porção de algodão aderido a ela).

Requisitos indispensáveis para a validação da garantia

As propriedades mecânicas das ligas e têmperas de alumínio a serem utilizadas devem estar conforme especificado nas normas ABNT NBR 7000 E ABNT NBR 7823. Os perfis e tubos extrusados em quaisquer ligas e têmperas devem estar de acordo com a ABNT NBR 8116.

Exclusão da garantia
  1. Corrosão Filiforme Presente na Esquadria de Alumínio Pintada;
  2. Quando houver evidências que ao instalar as esquadrias, não foi aplicado silicone neutro, nos locais de usinagem;
  3. Quando a corrosão iniciar em cantos ou locais onde o perfil sofreu batidas, ocasionando trincas ou a remoção da pintura;
  4. Quando não houver uma limpeza adequada e periódica das esquadrias, conforme o ambiente típico e a freqüência da limpeza;
  5. Quando forem utilizados produtos de limpeza inadequados (cloro, soda, ácidos, etc), para a limpeza periódica das esquadrias, ocasionando oxidações devido a reações químicas provocadas pelos mesmos, conforme ABNT NBR 14125.
  6. Manchas ou Descoloração na Esquadria de Alumínio Pintada;
  7. Quando houver evidências que foram utilizados produtos químicos inadequados na limpeza das esquadrias de alumínio pintada;
  8. Quando houver evidências do uso de solventes ou produtos abrasivos sobre a esquadria de alumínio pintada.
  9. Corrosão Ocasionada por Pitting: Quando houver evidências que o local da esquadria afetado pela corrosão, apresentar acúmulo de sedimentos de maresia ou por falta de limpeza periódica;
  10. Quando houver evidências que as esquadrias de alumínio pintadas na Linea Color foram misturadas com esquadrias pintadas em outro fornecedor do mesmo beneficiamento;
  11. Quando o local de instalação das esquadrias apresentarem uma atmosfera inadequada, com condições altamente agressivas, em desacordo com as condições normais do ambiente típico.